O Que É Copy e Principais Gatilhos Mentais

O que é Copy? Você deve estar se preguntando isso neste momento.

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Bom, esse é um termo utilizado no marketing digital para se referir ao texto persuasivo criado com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação.

E essa ação pode ser, fazer uma compra, se inscrever em uma lista de e-mail, entre outras.

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Fazer uma copywriting persuasiva envolve conhecer profundamente o público-alvo, entender suas necessidades e desejos, e utilizar técnicas persuasivas para gerar uma conexão emocional.

A Copywriting persuasiva deve ser clara, objetiva, e utilizar palavras e frases que despertem o interesse e a curiosidade do leitor.

É importante utilizar copys persuasivas no negócio digital porque elas podem aumentar significativamente as taxas de conversão, ou seja, o número de pessoas que realizam a ação desejada.

Além disso tudo, uma estratégia dessa bem elaborada pode ajudar a construir a reputação da marca e gerar um maior engajamento com o público-alvo.

Uma Copywriting persuasiva pode ser utilizada em diversas estratégias de marketing digital, como anúncios, e-mails, páginas de vendas, entre outras.

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30 Gatilhos Mentais Usados para Fazer uma Copy Persuasiva

Existem diversos gatilhos mentais que podem ser usados para fazer uma copy persuasiva.

Aqui estão 30 exemplos de gatilhos mentais que podem ser utilizados:

O que é Copy com Gatilho de Escassez:

É um copy que cria a sensação de que o produto ou serviço está acabando ou que a oferta é por tempo limitado.

Exemplo:

  • Oferta Limitada: Apenas mais [quantidade] disponíveis!
  • Desconto Especial: Aproveite [percentual de desconto]% de desconto antes que acabe!
  • Frete Grátis: Só até o final do estoque

Urgência:

Fazer com que o cliente sinta que precisa agir imediatamente para não perder uma oportunidade.

Exemplo:

  • ⚡ Promoção Relâmpago! Só Hoje!
  • ⏰ Últimas Horas de Oferta! Aproveite Já!
  • 🚨 Última Chamada! Inscrições Encerram Hoje!

Autoridade:

Usar a opinião de especialistas ou autoridades para dar credibilidade à mensagem.

Exemplo:

  • Recomendado por Especialistas: Veja por que os Profissionais Escolhem [Produto/Serviço]
  • Aprovado por Médicos: Descubra os Benefícios Cientificamente Comprovados de [Produto/Serviço]
  • Certificado de Excelência: [Produto/Serviço] Reconhecido pela [Nome da Instituição/Organização]

Prova social:

Mostrar que outras pessoas já utilizaram o produto ou serviço e tiveram sucesso.

Exemplo:

  • Milhares de Clientes Satisfeitos: Junte-se a Eles e Experimente [Produto/Serviço]
  • Visto em [Nome de Mídia Famosa]: Descubra por que Todos estão Falando sobre [Produto/Serviço]
  • Mais de [Número] Avaliações Positivas: Veja por que [Produto/Serviço] é Tão Bem Avaliado

Exclusividade:

Fazer o cliente sentir que o produto ou serviço é exclusivo e que ele faz parte de um grupo seleto.

Exemplo:

  • Acesso Exclusivo: Seja um dos Poucos a Experimentar [Produto/Serviço]
  • Oferta VIP: Benefícios Exclusivos Apenas para Membros Selecionados
  • Convite Especial: Participe do Nosso Clube Exclusivo de [Produto/Serviço]

Curiosidade:

Despertar a curiosidade do cliente, deixando-o intrigado e interessado em saber mais.

Exemplo:

  • Descubra o Segredo por Trás de [Produto/Serviço] que Está Revolucionando o Mercado
  • Você Não Vai Acreditar no que Acontece Quando Você Usa [Produto/Serviço]
  • O que Ninguém te Contou sobre [Produto/Serviço]: Saiba Mais Aqui

Novidade:

Apresentar um produto ou serviço como algo inovador e diferente do que já existe no mercado.

Exemplo:

  • Novo Lançamento: Conheça o Inovador [Produto/Serviço] que Todos Estão Comentando
  • Acabou de Chegar: Experimente a Última Tendência em [Categoria]
  • Novidade Fresquinha: Veja em Primeira Mão o [Produto/Serviço] que Vai Mudar Tudo

Benefício:

Enfatizar os benefícios do produto ou serviço para o cliente.

Exemplo:

  • Transforme Sua Vida com [Produto/Serviço]: Resultados Garantidos em Poucas Semanas
  • Alcance Seus Objetivos Rápido: Veja Como [Produto/Serviço] Pode Ajudar
  • Melhore Sua Saúde com [Produto/Serviço]: Benefícios Comprovados para Você

Ganho:

Mostrar ao cliente que ele pode ganhar algo ao utilizar o produto ou serviço.

Exemplo:

  • Aumente Seu Lucro em [Percentual] com [Produto/Serviço]: Uma Oportunidade de Crescimento Inigualável
  • Dobre Sua Produtividade em [Produto/Serviço]: Transforme Seu Negócio e Aumente Seus Ganhos
  • Obtenha Retorno Financeiro Imediato com [Produto/Serviço]: Uma Estratégia Comprovada para Maximizar Seus Ganhos

Dor:

Ressaltar os problemas ou dificuldades que o cliente pode enfrentar caso não utilize o produto ou serviço.

Exemplo:

  • Pare de Sofrer com [Problema]: Descubra a Solução Definitiva com [Produto/Serviço]
  • Cansado de Lidar com [Dificuldade]? [Produto/Serviço] Pode Facilitar sua Vida
  • Diga Adeus à [Dor/Frustração]: Encontre Alívio Imediato com [Produto/Serviço]

Conforto:

Enfatizar o conforto que o produto ou serviço pode oferecer ao cliente.

Exemplo:

  • Desfrute de Conforto Inigualável com [Produto/Serviço]: Faça da Sua Casa um Refúgio Relaxante
  • Sinta-se Confortável em Qualquer Situação com [Produto/Serviço]: Tecnologia de Ponta para o Seu Bem-Estar
  • Garanta Noites de Sono Tranquilas com [Produto/Serviço]: Conforto e Qualidade que Você Merece

Simplicidade:

Destacar a simplicidade de uso do produto ou serviço.

Exemplo:

  • Simples e Eficiente: [Produto/Serviço] Simplifica sua Rotina Diária
  • Descomplicando Sua Vida: Como [Produto/Serviço] Torna Tarefas Complexas Fáceis
  • Faça Mais com Menos Esforço: Descubra como [Produto/Serviço] Simplifica sua Vida

Facilidade:

Mostrar como é fácil utilizar o produto ou serviço.

Exemplo:

  • Facilite Sua Rotina com [Produto/Serviço]: Uma Solução Prática para Todas as Suas Necessidades
  • Economize Tempo e Energia com [Produto/Serviço]: Simplifique sua Vida com Apenas um Clique
  • Faça Tudo com Facilidade: Descubra como [Produto/Serviço] Pode Agilizar Suas Tarefas Diárias

Emoção:

Criar uma conexão emocional com o cliente, fazendo-o sentir-se mais próximo do produto ou serviço.

Exemplo:

  • Experimente uma Explosão de Alegria com [Produto/Serviço]: Transforme Seus Momentos em Lembranças Inesquecíveis
  • Desperte Sua Paixão com [Produto/Serviço]: Deixe-se Levar por uma Experiência Emocionante
  • Sinta o Calor do Amor com [Produto/Serviço]: Encante-se com Sensações que Toquem seu Coração

Escala:

Demonstrar como o produto ou serviço pode ser escalável e ajudar o cliente a crescer.

Exemplo:

  • Leve seu Negócio para o Próximo Nível com [Produto/Serviço]: Escalabilidade Garantida para o Sucesso
  • Expanda sua Presença Online com [Produto/Serviço]: Alcance uma Audiência Global em Grande Escala
  • Aproveite os Benefícios da Economia de Escala com [Produto/Serviço]: Cresça sem Limites e Aumente seus Lucros

Escopo:

Mostrar como o produto ou serviço pode atender a diferentes necessidades do cliente.

  • Descubra a Amplitude de Possibilidades com [Produto/Serviço]: Todas as Soluções que Você Precisa em um Único Lugar
  • Explore um Mundo de Oportunidades com [Produto/Serviço]: Amplie seus Horizontes e Alcance Novos Objetivos
  • Conquiste uma Solução Completa com [Produto/Serviço]: Todas as Ferramentas Necessárias para Expandir seu Sucesso

Foco:

Enfatizar como o produto ou serviço pode ajudar o cliente a se concentrar em suas prioridades.

Exemplo:

  • Direcione sua Atenção com [Produto/Serviço]: Uma Solução Específica para seus Desafios
  • Concentre-se no que é Importante com [Produto/Serviço]: Ferramentas Feitas Sob Medida para sua Tarefa
  • Alcance Clareza Mental com [Produto/Serviço]: Remova Distrações e Aumente sua Produtividade

Humor:

Utilizar humor na copy para torná-la mais atraente e agradável ao leitor.

Exemplo:

  • Descontração Garantida com [Produto/Serviço]: Torne sua Jornada tão Divertida quanto o Destino
  • Risos Infinitos com [Produto/Serviço]: Transforme Momentos Comuns em Memórias Hilárias
  • Alegria em Cada Click com [Produto/Serviço]: Transforme o Cotidiano em uma Comédia Cativante

Ironia:

Utilizar ironia para chamar a atenção do cliente e deixá-lo intrigado.

Exemplo:

  • Quem Disse que Seriedade é Necessária? Com [Produto/Serviço], Abraçamos o Lado Irônico da Vida!
  • Por que Ser Convencional Quando Você Pode Ser Ironicamente Inovador? Descubra com [Produto/Serviço].
  • Quebre as Expectativas e Sorria com [Produto/Serviço]: O Toque Irônico que Você Nem Sabia que Precisava.

Contraste:

Destacar a diferença entre o produto ou serviço e seus concorrentes.

Exemplo:

  • Do Comum ao Extraordinário: Transforme sua Rotina com [Produto/Serviço].
  • Da Dúvida à Confiança: Descubra a Diferença com [Produto/Serviço].
  • De Desatualizado a Inovador: Revolucione sua Experiência com [Produto/Serviço]

História:

Contar uma história envolvente que ajude a vender o produto ou serviço.

Exemplo:

  • Mergulhe na Aventura: Descubra a História Fascinante por Trás de [Produto/Serviço].
  • Crie sua Própria Lenda: Comece uma Nova História com [Produto/Serviço].
  • Narrativas que Cativam: Explore a Jornada Inspiradora de [Produto/Serviço].

Familiaridade:

Fazer com que o cliente se sinta familiarizado com o produto ou serviço.

Exemplo:

  • Tão Confortável Quanto um Abraço: Sinta-se em Casa com [Produto/Serviço].
  • Como se Você Já Conhecesse: [Produto/Serviço] – Sua Nova Família no Mundo Digital.
  • Um Toque de Dejavu: [Produto/Serviço] – Tão Familiar, Você Vai se Surpreender.

Personalização:

Personalizar a mensagem para o cliente, mostrando que o produto ou serviço foi feito para ele.

Exemplo:

  • Feito Exclusivamente para Você: Descubra o Poder da Personalização com [Produto/Serviço].
  • Sua Experiência, Suas Regras: [Produto/Serviço] – Personalização Total ao seu Alcance.
  • Ajustado para se Adequar a Você: [Produto/Serviço] – Personalização que Vai Além das Expectativas.

Autenticidade:

Enfatizar a autenticidade do produto ou serviço.

Exemplo:

  • Nada de Falsas Promessas: Experimente a Verdadeira Qualidade com [Produto/Serviço].
  • Genuinamente Único: Descubra a Autenticidade de [Produto/Serviço] e Deixe sua Marca.
  • Sem Truques, Sem Enganações: Com [Produto/Serviço], Você Recebe Exatamente o que Vê.

Social:

Mostrar como o produto ou serviço pode ajudar a melhorar a vida social do cliente.

Exemplo:

  • Faça Parte da Comunidade: Junte-se a Milhares de Pessoas que já estão Aproveitando [Produto/Serviço].
  • Conecte-se com Outros Entusiastas: Descubra o que [Produto/Serviço] Pode Fazer pela sua Rede Social.
  • Amplie seu Círculo Social: Experimente [Produto/Serviço] e Comece a Construir Relacionamentos Significativos Hoje Mesmo.

Espiritualidade:

Enfatizar como o produto ou serviço pode ajudar o cliente a se conectar com o mundo espiritual.

Exemplo:

  • Encontre Paz Interior com [Produto/Serviço]: Uma Jornada para a Harmonia Espiritual e o Bem-Estar.
  • Conecte-se com sua Essência: Descubra Como [Produto/Serviço] Pode Elevar sua Espiritualidade e Transformar sua Vida.
  • Explore sua Jornada Interior: Com [Produto/Serviço], Descubra Novos Caminhos para o Crescimento Espiritual e a Iluminação.

Ciência:

Utilizar dados científicos para dar credibilidade à mensagem.

Exemplo:

  • Baseado em Pesquisas Científicas: Descubra como [Produto/Serviço] Pode Transformar sua Vida com Resultados Comprovados.
  • Inovação Movida pela Ciência: Desbloqueie o Potencial do Seu Corpo e Mente com [Produto/Serviço].
  • A Tecnologia mais Avançada: Experimente [Produto/Serviço] e Descubra os Benefícios Apoiados pela Ciência.

Segurança:

Enfatizar a segurança que o produto ou serviço oferece ao cliente.

Exemplo:

  • Sinta-se Seguro em Cada Passo: Com [Produto/Serviço], Você Está no Controle Total.
  • Confiabilidade Testada e Comprovada: Escolha [Produto/Serviço] para uma Experiência Segura e Confiável em Qualquer Momento.
  • Tomando Medidas para sua Tranquilidade: Experimente [Produto/Serviço] e Durma Melhor à Noite.

Responsabilidade:

Mostrar como o produto ou serviço ajuda o cliente a ser mais responsável em sua vida.

Exemplo:

  • Assuma o Controle: Com [Produto/Serviço], Você Está no Comando da sua Responsabilidade e do seu Sucesso.
  • Tome Decisões Conscientes: Escolha [Produto/Serviço] para uma Abordagem Responsável e Sustentável.
  • Faça a Diferença: Descubra Como [Produto/Serviço] Pode Capacitar Você a Agir de Forma Responsável em sua Comunidade.

Gratidão:

Mostrar como o produto ou serviço pode ajudar o cliente a sentir-se mais grato e feliz.

Exemplo:

  • Um Obrigado por Cada Momento: Com [Produto/Serviço], Aprenda a Reconhecer as Bênçãos da sua Vida de Forma Contínua.
  • Desperte para a Gratidão: Descubra como [Produto/Serviço] Pode Inspirar um Sentimento de Agradecimento Profundo em sua Jornada Diária.
  • Transforme sua Vida com Gratidão: Experimente [Produto/Serviço] e Descubra como um Coração Agradecido Pode Abundar em Alegria e Contentamento.

Conclusão

Agora que já sabe o que é copy, a arte de escrever textos persuasivos para vender produtos ou serviços, sabe do valor que é isso nos dias de hoje.

A sua importância se dá ao fato de que, em um mundo cada vez mais competitivo, os negócios precisam se destacar e convencer o público a comprar o que oferecem.

Um bom copywriting pode ser capaz de despertar a atenção, gerar interesse, criar desejo e incentivar a ação do público, seja por meio de um anúncio, um e-mail marketing, uma landing page ou qualquer outro canal de comunicação.

O copywriting eficaz é aquele que compreende as necessidades, desejos e medos do público, usa a linguagem adequada e é capaz de persuadir de forma sutil e convincente.

Em resumo, o copywriting é uma ferramenta essencial para qualquer negócio que queira vender mais e se destacar no mercado.

Então se você ainda não usa copy no seu negócio, pode estar deixando passar uma grande oportunidade de levar seu negócio para outro nível.

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Fê Andrade

Fê Andrade

Meu nome é Fernanda Andrade. Sou graduada em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing pela ESPM, além de ter realizado diversos cursos nas áreas de Design, Webdesign e Marketing Digital com ênfase em SEO, Tráfego Pago, Copywriting e Social Media. Atuo no mercado de marketing desde a minha especialização, mas foi em 2016 que me aprofundei no Marketing Digital, descobrindo um universo de possibilidades. Criei este site com o objetivo de oferecer serviços de design, além de compartilhar o conhecimento adquirido ao longo desses anos como profissional de marketing, designer e afiliada de produtos físicos e digitais.

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