Como Entrar no Marketing Digital do Zero em 2024?

É uma verdade: o mundo digital está crescendo a todo vapor. Com isso, mais e mais empresas estão mergulhando nesse universo. Então, se você está começando agora e quer se destacar, é crucial entender como entrar no Marketing Digital da maneira certa!

Publicidade

Meu nome é Fernanda Andrade e tenho mais de 15 anos de experiência em projetos de Marketing e mais de 8 anos no Digital. Ao longo desse tempo, aprendi as melhores estratégias e os atalhos para alcançar grandes resultados.

Hoje, quero compartilhar com você os conselhos que gostaria de ter recebido no começo da minha jornada e as técnicas que têm funcionado melhor para os meus clientes. Vamos nessa!

Publicidade

O Universo do Marketing Digital do Zero

Para começar no Marketing digital do zero, de fato o que sabemos é que para qualquer tipo de negócio online, é preciso contar com estratégias digitais.

Isso é essencial para alcançar os clientes que estão navegando em redes sociais ou em sites e ter bons retornos em vendas de produtos ou serviços.

Não é à toa que o marketing digital é utilizado por infinitas empresas, afinal, hoje em dia quem não está no digital corre grandes riscos de ter graves problemas futuramente.

Tudo isso porque as empresas sabem que estar online é um meio de conexão com o público, seja no momento de divulgar um produto ou serviço até o pós venda.

Para você ter uma ideia, em 2021, segundo o eMarketer, o Brasil foi um dos maiores mercados de varejo eletrônico na América Latina.

Inclusive, no primeiro ano de pandemia, o e-commerce no país teve um crescimento de 68%, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Ou seja, estar no ambiente digital é uma necessidade para quem quer vender, isso é fato!

Sendo assim, se você quer dar seus primeiros passos para começar a utilizar o marketing digital do zero, separei dicas importantes a seguir.

Quais os primeiros passos para começar no marketing digital do zero?

O mais importante quando se inicia no digital é ter uma boa base de conhecimento.

Para isso não tem jeito, a melhor alternativa é estudar.

Antes de sair fazendo qualquer anúncio, qualquer e-mail marketing, é importante que você estude e tenha uma visão abrangente do marketing digital.

Vamos lá então?

Marketing Digital para Iniciantes: Por Onde Começar?

Hoje vou mostrar uma lista de 12 possibilidades no Marketing Digital e o que você precisa fazer para começar com qualquer uma delas.

Por Onde Começar no Marketing Digital? Passo 1

Entenda as Principais Ações no Marketing Digital!

Primeiro quero falar com você que quando falamos de marketing digital para iniciantes, estamos falando de infinitas possibilidades que existem e podem ser aplicadas em todos os tipos de negócios.

Nesse mundo digital você pode optar por trabalhar como:

  1. Afiliado;
  2. Produtor;
  3. Ter uma agência de Marketing Digital;
  4. Prestar serviços no digital;
  5. Social Media;
  6. Gestor de tráfego pago ;
  7. Gerente de Afiliados;
  8. Ter um e-commerce;
  9. Ser um funcionário de alguma empresa;
  10. Trabalhar em Marketplaces como o Mercado Livre, por exemplo;
  11. Dropshipping;
  12. Ou Promover o seu próprio negócio físico ou digital.

Viu como você pode fazer muitas coisas!

Bom, agora que já te dei algumas ideias de como atuar e começar no marketing digital do zero, vou me aprofundar mais no assunto.

Passo 2: Aprenda Marketing Digital de fato

marketing-digital-do-zero

O segundo passo depois que identificou em qual área você pode trabalhar, é você aprender Marketing Digital.

Faça uma imersão no digital. E como pode fazer isso?

Escolha 1 mentor, um especialista que você pode seguir as orientações e estratégias daqui por diante.

Mas atenção, escolha apenas 1, ou no máximo 2.

Não caia na besteira de seguir milhares de pessoas. Isso só vai te deixar confuso(a) com tanta informação agora no começo.

Pesquise bastante por uma pessoa que você se identifique, pegue referências e se jogue!

No Marketing Digital a gente pode se formar, teoricamente, bem mais rápido do que uma faculdade, por exemplo.

Eu recomendo que estude mesmo por um, dois, três meses, se você precisar.

Imerso mesmo. Compre um curso, ou vá para Youtube, mas escolha apenas 1 mentor para seguir as estratégias.

E aprenda tudo que precisa ser aprendido sobre Marketing Digital.

Para qualquer escolha que citei acima, as 12 ideias, existem princípios básicos que você tem que aprender, que é o que rege todo o Marketing Digital.

São 4 itens:

  • Estar antenado na tecnologia (não é preciso ser especialista, mas saber como utilizar)
  • Atrair seus leads (clientes em potencial)
  • Conversão de vendas
  • Produtos/serviços

Sabendo quais são esses itens básicos que você precisa estar por dentro para começar no marketing digital do zero, vou conversar mais sobre eles com você.

Passo 3: Marketing Digital na Prática

Com os itens citados acima, recomendo que você crie uma estrutura para seu negócio bem abrangente.

Vou citar 8 aqui e você não precisa ter essa estrutura completa com os 8, mas quanto maior a sua estrutura, melhor será sua capacidade de atrair mais leads (possíveis clientes).

Uma estrutura ampla para seu negócio precisa de:

  • Conteúdo relevante de qualidade
  • Instagram (perfil comercial)
  • Página no Facebook
  • Canal no Youtube
  • Whatsapp (conta comercial)
  • Telegram
  • E-mail marketing
  • Site de Vendas ou Blog

Como já citei, você não precisa ter uma estrutura tão ampla para começar no marketing digital do zero, porém sugiro que no mínimo 3 desses itens, você precisa ter.

E por que conteúdo relevante no meio disso tudo?

Porque sem ele, nenhum dos outros irá funcionar.

Mas qual conteúdo relevante?

Aquele que NÃO faça das suas mídias sociais uma vitrine de vendas, ou seja, você precisa de conteúdo que agregue valor aos leads e clientes, que solucione um problema, que resolva uma dor etc.

Exemplos de conteúdos relevantes que servem para qualquer nicho:

  • Depoimentos/Feedbacks de clientes satisfeitos
  • Clientes utilizando seu produto ou serviço
  • Tutoriais de como utilizar seu produto
  • Bastidores de como é produzido
  • Dicas relevante que ninguém conta
  • Passo a passo
  • Interação com os seguidores, clientes por meio das redes sociais
  • E muitas outras coisas

É isso, e quando você publica esse tipo de conteúdo, você está “dizendo” para seus seguidores e clientes que você sabe do que está falando e que você é uma Autoridade naquele assunto.

Você está se posicionando no mercado como uma Autoridade nesse nicho e se tornando uma referência no mercado digital.

Então é muito interessante essa estratégia de conteúdo porque ela vai diretamente, mesmo que você ache que não, ela vai diretamente impactar nos seus resultados.

E em relação a Instagram, Facebook, Whatsapp, Telegram, Youtube e E-mail Marketing e Site ou Blog, o que posso dizer é:

Quem não é visto, não é lembrado! Diante disso, não preciso dizer mais nada, certo?

Os 4 Requisitos Básicos do Digital

Agora sim, vamos falar os 4 itens básicos para iniciar seu negócio online: Estar antenado na tecnologia, Atrair seus leads (clientes em potencial), Conversão de vendas, Produtos/serviços.

Estar Antenado na Tecnologia

“Caramba Fê, desanimei agora! Não sei fazer nada!”

Muita calma nessa hora.

A única coisa que precisa saber é pelo menos ter uma intimidade básica com cada uma das redes sociais.

O que quer dizer que não precisa ser um Expert em Instagram, Facebook, Youtube etc., mas você precisa saber utilizar essas ferramentas de forma básica.

É você aprender a fazer um Instagram, aprender a criar uma página no Facebook, aprender a usar o Whatsapp, responder as pessoas, mandar um áudio, tirar uma foto e mandar, isso é a tecnologia que você precisa no Marketing Digital para quem está iniciando.

Não tem nada de programação, ser especialista em design, nada disso…

Você só precisa de pelo menos do básico nesse início.

E se mesmo assim ainda se sentir inseguro(a), faça um bom curso online que seja referência no mercado que você irá aprender na prática tudo isso e muito mais.

Pronto, é super fácil!

Atrair Leads

A melhor forma de atrair leads é com o Tráfego, seja ele Orgânico ou Pago.

O orgânico você não precisa investir em anúncios para atrair seus leads, apenas com seu trabalho de conteúdo na redes sociais ou com SEO você já faz um tráfego orgânico.

Só um adendo, SEO é um conjunto de técnicas que visa melhor o posicionamento de uma página no Google e demais mecanismos de busca, como Bing por exemplo.

Ou seja, é através do SEO que você pode chegar ao 1ª lugar no Google para palavras-chaves relacionadas ao seu negócio e suas páginas.

Voltando…

Já com o Tráfego Pago, a coisa muda de história! Rs

Inclusive esse é o meio mais lucrativo no Digital, fazer anúncios!

No Tráfego Pago, você cria anúncios e paga para utilizar um espaço nas Redes Sociais ou Google para divulgar seus produtos ou serviços através dos criativos, ou seja, através dos anúncios.

Resumindo, Tráfego é você atrair pessoas pra você, atrair pessoas para o seu negócio, seja pagando para isso ou não.

Se não tem pessoas vendo o seu negócio, não existe Marketing Digital.

Então, no Marketing Digital eu diria que 95% dele estaria aqui nesse ponto.

Depois a gente tem a conversão.

Conversão de Vendas

funil-de-vendas-iniciante
Publicidade

O que é a conversão de vendas?

A conversão é tudo aquilo que converte em uma venda do seu produto ou serviço.

Em detalhes a conversão em vendas significa adotar estratégias de negócio que façam o cliente em potencial avançar pelas etapas do funil de vendas até que ele chegue à base e tome a sua decisão de compra, adquirindo o produto ou serviço oferecido por você.

Então na prática, nesse caso, você tem um Instagram onde oferece um produto ou serviço, você está atraindo pessoas, as pessoas vão te encontrar com um conteúdo relevante e que solucione um problema, e a partir daí esses clientes em potencial decidem comprar seu produto ou um serviço.

Por isso a importância de ter um ótimo conteúdo onde quer que você esteja na Internet.

Sabendo disso, do que adianta o lead chegar no seu Instagram e não ter nada ali que ajude aquela pessoa querer comprar de você?

Entendeu a importância dos pontos que eu falei acima?

Esses conteúdos de depoimento, provas, etc., vão te ajudar nessa parte de conversão de vendas.

Produto/ Serviço

O produto ou serviço em si é aquilo que você entrega.

E aí vai depender, lógico, de diversas coisas, mas basicamente seu produto precisa ser único na solução de alguma dor, na solução de algum problema.

Não entenda como um produto exclusivo que não existe no mercado, mas a oferta precisa ser única, diferenciada da concorrência, ou seja, o melhor possível!

E já que você fez esse trabalho todo de atrair público, de converter essas pessoas, inserir seus clientes, você tem que entregar um produto bom.

Só lembrando que um bom produto/serviço, inclui o antes, durante e o pós-venda também.

Conclusão

Esses são os 6 conceitos para começar no Marketing Digital do zero: estudar, ter 1 mentor, estar antenado(a) na tecnologia, atrair seus leads (clientes em potencial), conversão de vendas e produtos/serviços.

E uma estrutura sólida que você precisa ter para ser notado(a) no Digital é: ter um site ou blog, Instagram, Facebook, Youtube, Whatsapp, Telegram E-mail Marketing e um ótimo conteúdo.

Lembrando que recomendo que pelo 3 desses itens contenha na estrutura do seu negócio digital.

Fazendo isso qualquer iniciante, hoje, que não saiba nada e aplique só isso, uma estrutura com no mínimo 3 itens e entenda os 6 conceitos, consegue bons resultados no Marketing Digital.

E isso em qualquer uma das 12 ideias que eu falei antes.

Eu consegui e qualquer pessoa consegue, desde que se dedique, tenha disciplina e resiliência.

Espero que esse artigo sobre “Marketing Digital do zero” tenha te ajudado.

Se sim, me conte aqui abaixo, vou adorar saber e interagir com você!

E não esquece também de compartilhar esse artigo com seus amigos no Whatsapp que precisa entrar para o Digital ou que procura dicas para iniciantes.

Ah e me siga no Instagram @feandradedigital ou @digitalfeandrade e aproveite meus conteúdos por lá também!

Tem sempre novidades e você pode se inspirar para crescer seu negócio e aumentar suas vendas!

Publicidade
Compartilhe isso:
Fê Andrade

Fê Andrade

Meu nome é Fernanda Andrade. Sou graduada em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing pela ESPM, além de ter realizado diversos cursos nas áreas de Design, Webdesign e Marketing Digital com ênfase em SEO, Tráfego Pago, Copywriting e Social Media. Atuo no mercado de marketing desde a minha especialização, mas foi em 2016 que me aprofundei no Marketing Digital, descobrindo um universo de possibilidades. Criei este site com o objetivo de oferecer serviços de design, além de compartilhar o conhecimento adquirido ao longo desses anos como profissional de marketing, designer e afiliada de produtos físicos e digitais.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Oldest
O mais novo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários