Top 15 Ferramentas para Criação de Conteúdo

Hoje vou te mostrar ferramentas para criação de conteúdo indispensável para você otimizar seu tempo e melhorar seu desempenho em vendas e conversões no digital.

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Ao criar conteúdo para a internet, é importante ter as ferramentas certas para garantir que o seu trabalho seja de alta qualidade e otimizado, afinal, tempo é dinheiro, certo?

Só que com tantas opções disponíveis, a gente fica perdido e pode ser difícil escolher as melhores ferramentas para cada necessidade.

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Então resolvi dar destaque para as 15 melhores ferramentas para te ajudar na criação de conteúdo do sue negócio no digital e aumentar o seu alcance na internet!

Já adianto que não vou citar o Chat GPT porque esse já é mais do que conhecido, mas se vocês quiserem em breve faço um artigo só sobre Chat GPT, ok?

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Ferramentas para criação de conteúdo

Como criadora de conteúdo para blogs, sites e redes sociais, eu sei que a criação de conteúdo envolve muito mais do que simplesmente escrever um artigo ou posts para redes sociais.

É preciso pesquisar tópicos, criar imagens atraentes, garantir que o conteúdo seja otimizado para SEO e muito mais.

Felizmente, hoje em dia existem muitas ferramentas disponíveis para tornar o processo de criação de conteúdo mais fácil e muito mais rápido e eficaz.

Aqui estão as minhas TOP 15 principais ferramentas para criação de conteúdo, principalmente para artigos de blogs:

Grammarly

Esta ferramenta de correção gramatical é indispensável para qualquer pessoa que gosta de se aventurar em blogs como eu!

O Grammarly ajuda a identificar erros ortográficos, gramaticais e de pontuação, além de fornecer sugestões de aprimoramento da escrita e como você sabe, ou deveria saber, erros gramaticas não são bem vistos pelo Google, principalmente quando se trata de SEO.

Yoast SEO

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Se você está escrevendo conteúdo para blogs e sites, é essencial otimizá-lo para os motores de busca, como o Google, principalmente.

O Yoast SEO é um plugin de WordPress que ajuda a melhorar o desempenho de SEO do seu conteúdo, dando várias dicas e sinalizando o que deve ser corrigido para que seu blog/site esteja bem otimizado para as palavras-chave corretas.

Outra opção que muita gente usa é o Rank Math SEO, que é bem completa e tem diversos recursos de ferramentas de SEO em um único pacote, ajudando você a aumentar o tráfego do seu site em termos de SEO, mas eu, particularmente, prefiro o Yoast SEO.

Gerador de Persona:

O Gerador de Personas é perfeito para produtores de conteúdo cujos clientes não têm uma persona documentada. Basta acessar o aplicativo, responder as perguntas passo a passo e você obterá uma persona pronta para ser aplicada em uma estratégia de conteúdo!

Seus clientes ficarão impressionados com a sua habilidade e, se possível, faça perguntas e alinhe certas informações ao criar a persona. Elas podem fazer uma boa diferença.

O Gerador de Personas é uma ferramenta muito útil e que é uma “mão na roda”, como diz o ditado. É ótima tanto para quem está começando agora na produção de conteúdo quanto aqueles que já tem experiência.

Quando você consegue entender a ferramenta e dominá-la dá para aprendrer melhor quais são os aspectos que compõe uma persona e saber exatamente o que deve ser perguntado do seu público no futuro.

Colocar essa ferramenta na sua listinha dos “tops” vai agilizar as coisas, caso as perguntas certas já façam parte da sua rotina.

CoSchedule Headline Analyzer:

A gente sabe que um título impactante é essencial para atrair leads para seu negócio, né?

Esta ferramenta CoSchedule analisa a qualidade do seu título, levando em consideração fatores como comprimento, poder das palavras, estrutura e outras coisas.

A ferramenta está em inglês, mas clicando com o botão direito do mouse você consegue facilmente traduzir para português!

BuzzSumo

Ao produzir conteúdo, é importante entender o que está funcionando no seu nicho.

O BuzzSumo permite que você descubra conteúdo popular e tendências relevantes, ajudando-o a criar conteúdo que seja relevante e atraente para o seu público-alvo.

E quando digo criar conteúdo, me refiro a qualquer conteúdo, seja ele para blogs, redes sociais ou qualquer outra mídia digital.

O BussSumo também ajuda descobrir quais são os conteúdos mais compartilhados; rastrear marcas, concorrentes e backlinks; identificar influenciadores e links compartilhados por eles; gerar relatórios de análise por assunto e outros filtros.

Essa é a ferramenta que te ajuda sair do “achismo”, sabe por que? Sabe aquele conteúdo que você acha que irá viralizar e no final das contas nada acontece? Ele te mostra os fatos para você faz você deixar o achismo de lado!

Canva

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Nem todo conteúdo é composto apenas de palavras. Às vezes você precisa de imagens, gráficos ou infográficos para tornar o seu conteúdo visualmente mais atraente.

Afinal a primeira impressão é a que fica, e quando você consegue impactar com uma boa imagem, isso faz toda diferença.

O Canva é uma ferramenta de design gráfico ótima para gerar esse impacto, é fácil de usar e é difícil hoje em dia alguém não conhecer.

Lá você encontra infinitos modelos e elementos visuais para ajudar você a criar imagens incríveis para o seu conteúdo e é extremamente intuitivas, muito fácil de usar!

Tem a versão gratuita que é muito boa e a versão Pro que dispensa comentários!

Essa também é uma ferramenta que está no meu dia dia e que quebra muitos galhos na minha rotina, como recortar imagens, criar artes para meus clientes e muito mais.

Google Analytics

Entender o desempenho do seu conteúdo é fundamental para um sucesso online.

E o Google Analytics é a ferramenta ideal para entender esse desempenho do conteúdo, porque fornece dados valiosos sobre o tráfego do seu site, comportamento do usuário e métricas-chave que ajudam você a tomar decisões informadas para otimizar seu conteúdo.

E o melhor é que é uma ferramenta gratuita do Google que dá para explorar vários relatórios interessantes e importantíssimos.

Então, sabendo disso, nem preciso dizer que essa ferramenta é essencial, né? Ela é “obrigatória”.

Evernote

Não sei se já aconteceu com você, mas comigo às vezes, a inspiração para o meu conteúdo aparece em qualquer lugar.

Então o Evernote é um aplicativo de notas que permite que você organize suas ideias, faça anotações e capture inspirações rapidamente, para que você não perca nenhuma oportunidade.

Assim como o Evernote, o Trello também é meu aliado para guardar e organizar informações e é dele que vou falar a seguir.

Trello

Se você gerencia uma equipe ou trabalha em projetos simples ou complexos de conteúdo, o Trello pode ajudar a facilitar o seu fluxo de trabalho, pode ter certeza disso.

Esta ferramenta de gerenciamento de projetos permite que você atribua tarefas, defina prazos e acompanhe o progresso do conteúdo, envie artes para aprovação para seus clientes e muitas outras coisas.

Eu, posso te garantir que é “A” ferramenta para organizar seu fluxo de trabalho e depois que eu a descobri, não vivo mais sem!

Google Trends

Ter noção das tendências de pesquisa é essencial para criar conteúdo relevante.

O Google Trends mostra o volume de pesquisas ao longo do tempo, mostrando quais tópicos têm maior popularidade.

E vou te contar, essas informações são extremamente valiosas, quando você sabe usá-las, porque isso pode te ajudar criar conteúdo que seja relevante e que vai atrair mais leitores no momento que esse conteúdo está em alta.

E quando digo criar conteúdo, me refiro a qualquer conteúdo, pois assim como o BuzzSumo, ele também é maravilhoso para criar conteúdos para blogs, redes sociais ou qualquer outra mídia digital.

WordPress

Para criar conteúdo para a web como blogs e sites, eu não conheço ferramenta mais eficaz e fácil de usar que o WordPress.

Com uma interface intuitiva, recursos de SEO incorporados e uma ampla variedade de temas e plugins disponíveis, o WordPress é uma opção popular para criar e gerenciar conteúdo na internet que milhares de empresas e pessoas usam.

Para você ter uma ideia, cerca de 43% dos sites no mundo usam WordPress.

E ainda te digo mais, se você aliar o WordPress ao Elementor que mais é do que um construtor de sites, o céu é o limite, pois é possível fazer blogs e sites incríveis!

Ahrefs

Esta ferramenta completa de SEO é uma das preferidas de muitos especialistas em SEO por aí, pois ela oferece uma variedade de recursos para análise de backlinks, pesquisa de palavras-chave e análise de concorrentes.

Com o Ahrefs, você pode descobrir quais os tópicos mais relevantes, palavras-chave com alto volume de pesquisa e fornecer insights valiosos para otimizar seu conteúdo.

Eu confesso que tenho mais facilidade de usar a Semrush do que a Ahrefs, mas essa é uma ferramenta fantástica também!

Answer the Public

Às vezes, encontrar ideias para novos conteúdos pode ser um desafio, mas não se você conhece essa ferramenta.

O Answer the Public é uma ferramenta de pesquisa de perguntas que fornece uma lista de perguntas populares relacionadas a um determinado assunto.

Isso quer dizer que você encontra nesse site um pote de ouro no final do arco íris! rs

Ou seja, ela com toda certeza pode ajudar você a criar conteúdo que seja relevante e que responda às dúvidas do seu público.

Hoje em dia, ela faz parte do grupo de ferramentas do Neil Patel, e infelizmente não é mais gratuita como antigamente e só é permitido 3 pesquisas por dia gratuitamente.

E assim como o Answer the Public, gostaria de fazer uma menção honrosa ao Ubersuggest que é outra ferramenta espetacular para SEO!

A Ubersuggest permite que você veja informações sobre as estratégias que estão dando mais certo em outros sites no seu nicho, para que você possa adotar estas estratégias, aprimorá-las, e ganhar uma vantagem competitiva.

Vale a pena conhecer!

Unsplash

O Unsplash é um banco de imagens gratuitas com uma ampla variedade de fotos profissionais em alta resolução que podem ser usadas em seu conteúdo.

Assim como Freepik, Pexels, Pixabay, o Unsplash é um dos meus bancos de imagens favoritos!

Buffer

Promover o seu conteúdo nas redes sociais é importante para alcançar um público mais amplo e ter uma ferramenta que otimize seu tempo com todas elas de forma fácil é essencial.

O Buffer permite agendar e compartilhar suas postagens em várias redes sociais, facilitando o gerenciamento da sua estratégia de mídia social.

Durante muito tempo usei essa ferramenta para agendar minhas publicações com uma conta gratuita e funcionava perfeitamente.

Dica Extra

Além dessas 15 opções de ferramentas para criação de conteúdo que já te contei, vou te mostrar mais duas opções extras e que valem muito a pena testar, vai por mim!

As duas ferramentas são: Midjourney e Leonardo AI. Então, a seguir vou te contar mais como elas funcionam! E te garanto no meu dia a dia, elas não podem faltar!

Midjourney

O Midjourney é um programa de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, a mesma empresa do incrível Chat GPT, que ajuda as pessoas a fazerem coisas de outro mundo com a tecnologia.

Com o Midjourney, você pode falar ou escrever em uma língua diferente e ele vai traduzir para você com imagens extremamente realistas e que ainda oferece uma variedade de recursos e ferramentas para personalizar e melhorar suas fotos.

Infelizmente é uma ferramenta parcialmente gratuita, ou seja, é limitada por conta de e-mail, mas tem a versão paga e que vale a pena ter se você trabalha diretamente com imagens.

Além disso tudo, você ainda consegue ganhar uma grana extra com essa ferramenta! Sim, é possível gerar as imagens maravilhosas e ainda vendê-las para banco de imagens como Freepik, Unsplash e Adobe Stock.

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Leonardo.ai

O Leonardo.ai não apenas é uma opção fantástica para criação de imagens, assim com o Midjourney, mas também oferece uma ampla gama de recursos que o tornam uma ferramenta indispensável para designers, artistas e criadores de conteúdo.

E apesar do Midjourney ser mais realista e oferecer imagens mais surreais, o Leonardo.ai é gratuita de certa forma, pois você recebe créditos para usar por dia, o que não acontece com o Midjourney.

Um dos aspectos mais impressionantes do Leonardo.ai é a sua versatilidade. Seja para criar ilustrações deslumbrantes, pinturas digitais cativantes ou até mesmo designs gráficos de nível profissional, o Leonardo.ai tem tudo o que você precisa.

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O que diferencia o Leonardo.ai de outras ferramentas de criação de imagens é a sua interface intuitiva e suas poderosas capacidades impulsionadas por IA.

Você não precisa ser um especialista em design gráfico para criar visuais incríveis com o Leonardo.ai. A plataforma é de fácil utilização e permite que você dê vida às suas ideias criativas de forma simples e descomplicada.

Em conclusão, o Leonardo.ai é uma ferramenta excepcional para criação de imagens que combina um design de fácil utilização, recursos de IA poderosos e acessibilidade financeira.

Então, por que esperar? Experimente e liberte seu potencial artístico com o Leonardo.ai e depois venha aqui me contar como foi, ok?

Considerações finais

Com estas 15 ferramentas para criação de conteúdo incríveis que te apresentei, você terá uma vantagem competitiva ao criar e gerenciar seu conteúdo online de forma mais otimizada e profissional, eu te garanto!

E além dessas 15, ainda fiz menção honrosa que você também deveria conhecer: Elementor, Rank Math, Uberssugest, Semrush, Midjourney e Leonard.ai.

Lembrando que a Inteligência artificial está ai para ser explorada, então vamos juntos nessa jornada e aproveitar tudo que possa nos levar ao topo!

Então essas foram das dicas de hoje, espero que tenha gostado! Em breve volto com mais dicas!

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Fê Andrade

Fê Andrade

Meu nome é Fernanda Andrade. Sou graduada em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing pela ESPM, além de ter realizado diversos cursos nas áreas de Design, Webdesign e Marketing Digital com ênfase em SEO, Tráfego Pago, Copywriting e Social Media. Atuo no mercado de marketing desde a minha especialização, mas foi em 2016 que me aprofundei no Marketing Digital, descobrindo um universo de possibilidades. Criei este site com o objetivo de oferecer serviços de design, além de compartilhar o conhecimento adquirido ao longo desses anos como profissional de marketing, designer e afiliada de produtos físicos e digitais.

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