Como Criar uma Estratégia de Marketing Digital Passo a Passo

Criar Estratégia de Marketing Digital tornou-se uma das principais formas de atingir seu público-alvo e aumentar suas vendas nos dias de hoje.

Publicidade

No entanto, nem toda estratégia de marketing digital é eficaz, por isso é fundamental investir em um planejamento sólido para minimizar os contratempos. Mesmo diante dos obstáculos, é crucial estar aberto a aprender com os erros, pois eles também têm seu valor no processo de crescimento e aprimoramento.

Para criar uma estratégia eficaz, é necessário seguir algumas etapas importantes e testar funis de vendas para escolher o que melhor te atende e lembre-se ter uma estratégia definida pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

Publicidade

Neste artigo, vou te mostrar como criar uma estratégia eficaz para sua empresa ou negócio passo a passo.

Como-criar-estrategias-de-marketing-digital-passo-a-passo

Vantagens de ter um Planejamento de Marketing Digital para seu negócio

Ter um documento que possui as informações estratégicas sobre sua empresa trará diversas vantagens para o seu negócio. Por exemplo:

  • Estabelecer metas e objetivos realistas para diferentes épocas do ano;
  • Descrever as estratégias necessárias para alcançar essas metas;
  • Criar uma visão clara da posição da empresa no mercado em comparação com os concorrentes;
  • Aprofundar o conhecimento sobre o público-alvo e aprender como alcançá-lo;
  • Ter uma compreensão mais precisa dos números importantes no funil de vendas, como visitantes e leads;
  • Justificar os investimentos em marketing para os diretores e equipes financeiras;
  • Criar um mapa abrangente das ações, facilitando relatórios e avaliações de desempenho;
  • Centralizar todas as informações em um único local, facilitando a organização e a comunicação da equipe;
  • Identificar as vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Estratégias Eficazes Passo a Passo

Antes de qualquer coisa, pesquise muito, sobre tudo e todos os seus concorrentes e o seu nicho.

E uma das formas de começar é pelo começo, então a seguir vou te dar algumas ideias.

1- Identifique seu Público-alvo

Essa é a primeira etapa para criar uma estratégia de marketing digital eficaz.

Quem é o seu público-alvo?

Qual é a idade, gênero, interesses e localização geográfica do seu público-alvo?

Essas informações são essenciais para entender as necessidades e desejos do seu público e criar uma mensagem de marketing eficaz.

Sempre recomendo que cria a sua persona, ou seja, defina com todos os detalhes o perfil do seu cliente. Na web a gente acha algumas ferramentas criar a sua persona como: geradordepersonas.com.br

2- Defina seus objetivos de marketing

Definir seus objetivos de marketing é uma etapa crucial para criar uma estratégia digna de uma empresa que tem presença online.

O que você quer alcançar com sua estratégia de marketing digital?

Aumentar as vendas? Aumentar a visibilidade da marca? Aumentar o tráfego do site?

Quando você definir seus objetivos de marketing, você pode criar uma estratégia específica para alcançá-los.

Então faça assim, anote os itens a seguir e defina cada um:

  • Seja específico: Criar um objetivo de marketing específico aponta qual problema vai resolver ou qual oportunidade irá aproveitar. Deve ser muito detalhado o suficiente para que seja fácil de entender e, claro, cumprir. Pense que qualquer pessoa que tenha acesso a ele deve saber rapidamente do que se trata, portanto, não pode ser amplo.
  • Mensurável: Precisa de uma medida, ou seja, que você tem como avaliar se foi alcançado ou não.
  • Alcançável: Você e sua empresa precisam ter capacidade e tempo para atingir o objetivo estabelecido, então defina um prazo.
  • Realista: Ele condiz com a realidade? Trará benefícios para o negócio? Você precisa avaliar se a sua meta é relevante e terá uma recompensa no final.
  • Tangibilidade: Defina até quando o objetivo deve ser cumprido e procure ver se pode comparar esses dados com os de outros períodos. Quando você estipula um prazo para cumprir o que precisa, se sente muito mais motivado a chegar lá.

Para exemplificar, vou te mostrar algumas formas, só para você adaptar as situações à sua realidade:

  • Conquistar 15 novos clientes por mês, até o mês X deste ano, através do Instagram.
  • Estar na primeira página do Google para o termo “como fazer x coisa”, em seis meses, porque isso deve gerar um tráfego orgânico de mais 1.000 visitantes ao mês.
  • Obter um retorno bruto sobre as vendas de 30% nos próximos 12 meses
  • Usar técnicas de SEO durante 12 meses para reduzir em 50% o custo do investimento em anúncios no Tráfego pago do Facebook e Google Ads.

3- Escolha as plataformas de marketing digital

Existem várias plataformas de marketing digital disponíveis, como redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, entre outros.

Escolha as plataformas de marketing digital corretas com base em seu público-alvo e objetivos de marketing.

Faça a pergunta a si mesmo, onde está meu público? Por isso a definição da persona é importante, entendeu?

Por exemplo, você cria conteúdo para TikTok, onde o público em massa, hoje em dia, é de adolescentes e você vende produto para o nicho de mulheres acima dos 35 anos. Isso não vai adiantar de nada, você só irá gastar seu tempo.

4- Crie uma mensagem de marketing eficaz

Sua mensagem de marketing deve ser clara, concisa e envolvente.

Certifique-se de que sua mensagem de marketing seja direcionada ao seu público-alvo e seja capaz de transmitir os benefícios de seus produtos ou serviços.

Usar a mesma linguagem, mesmas gírias, mesmas referências, fará toda diferença na hora que for comunicar seu conteúdo, pois haverá uma identificação natural.

Lembre-se pessoas conectam-se com pessoas, ok?

5- Desenvolva um calendário editorial

Um calendário editorial é uma ferramenta essencial para ajudá-lo a planejar e executar sua estratégia de marketing digital.

Certifique-se de que seu calendário editorial inclua postagens regulares nas redes sociais, e-mails marketing, blog posts, entre outros.

Por exemplo:

  • Criar datas de publicação no blog;
  • Datas de promoção em redes sociais;
  • Os temas e formatos de cada um dos conteúdos;
  • As palavras-chave utilizadas nos conteúdos;
  • Criar as personas e a etapa da jornada do cliente para as quais o post foi feito.

Então, pensando agora na prática, vou te dar uma ideia de como fazer de fato o seu calendário.

  1. Selecione a ferramenta ideal: recomendo sempre o Treel, mas se preferir pode usar o Excel.
  2. Faça um planejamento: Qual a frequência das postagens? Quais são as palavras-chave de cada conteúdo? Datas e horários para criar até postar. Quem irá criar o conteúdo? Qual o formato do conteúdo, um artigo de blog, um post, vídeo? Qual a etapa da jornada do clientes, é para atrair, manter ou fazer ele comprar? Qual o status do conteúdo, início, em andamento, finalizado?
  3. Estratégia de divulgação: redes sociais? Youtube? Blog? E-mail marketing? Lives?
  4. Siga o cronograma, acompanhe e meça resultados

6- Use o marketing de conteúdo para criar estratégia de marketing digital

O marketing de conteúdo é uma das formas mais eficazes de atrair e engajar seu público-alvo.

Crie conteúdo de alta qualidade que seja útil e relevante para seu público-alvo.

Isso ajudará a estabelecer sua empresa como uma autoridade em seu setor e aumentar a visibilidade da marca.

Aqui no blog tem vários conteúdo sobre esse assunto, e um deles é sobre as ferramentas eficazes para te ajudar nesse tema.

7- Analise seus resultados

A análise dos resultados é uma etapa importante para medir a eficácia de sua estratégia de marketing digital.

Analise o tráfego do site, as conversões, o engajamento nas redes sociais e outras métricas relevantes para avaliar o desempenho da sua estratégia de marketing digital.

Com base em seus resultados, ajuste sua estratégia de marketing digital para obter melhores resultados.

E para te ajudar ainda mais, segue a seguir as melhores ferramentas para criar estratégias no marketing digital.

8- Tenha um Funil de Vendas

Funil de Vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato dele com você e sua empresa até o fechamento do negócio.

É formado por um conjunto de etapas e gatilhos com o objetivo é dar suporte à jornada de compra das personas de uma determinada empresa.

Um dos principais requisitos para iniciar um funil de vendas é aliar áreas de Marketing e Vendas, fornecendo uma estrutura realista para a jornada de Leads e oportunidades no momento certo para a abordagem de vendas.

Publicidade

Estratégias de Marketing Digital: Prós e Contras em Diferentes Abordagens

Automação de Marketing

PrósContras
Eficiência na gestão de campanhasPerda de personalização individualizada
Personalização em escalaRisco de parecer impessoal
Economia de tempoNecessidade de investimento em ferramentas

Marketing de Conteúdo

PrósContras
Construção de autoridade e confiançaDemanda de tempo e recursos
Aumento do engajamentoResultados a longo prazo
Potencial para SEOSaturação do mercado de conteúdo

Redes Sociais como Canal de Marketing

PrósContras
Alcance de audiência globalDifícil medição do ROI
Interacão direta com os clientesNecessidade de constante atualização e monitoramento
Oportunidades de viralizaçãoRisco de crise de reputação

Design Responsivo

PrósContras
Experiência do usuário otimizada em todos os dispositivosComplexidade na implementação
Melhorias no SEOCustos adicionais de desenvolvimento
Consistência da marcaDesafios de compatibilidade

SEO (Otimização para Motores de Busca)

PrósContras
Aumento do tráfego orgânicoMudanças frequentes nos algoritmos dos motores de busca
Melhor visibilidade onlineResultados a longo prazo
Maior credibilidadeCompetição acirrada

Estratégias de E-mail Marketing

PrósContras
Altas taxas de conversãoPossibilidade de ser considerado SPAM
Segmentação precisa do público-alvoDesafio de manter a relevância
Custo-benefícioNecessidade de uma base de dados qualificada

Conclusão

Criar uma estratégia de marketing digital eficaz não é uma tarefa fácil, mas é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Ao identificar seu público-alvo, definir seus objetivos de marketing, escolher as plataformas de marketing digital corretas, criar uma mensagem de marketing eficaz, desenvolver um calendário editorial e usar as ferramentas adequadas fará toda diferença no seu negócio. 

Contudo, para criar uma estratégia de marketing digital eficaz, é importante começar com objetivos claros e definidos, identificando o público-alvo e as plataformas digitais em que eles estão presentes.

Em seguida, é preciso desenvolver uma abordagem integrada e coerente que inclua marketing de conteúdo, SEO, mídias sociais, publicidade paga e outras táticas relevantes.

É importante também medir e analisar regularmente os resultados e ajustar a estratégia conforme necessário para garantir que ela esteja gerando resultados positivos e alcançando os objetivos estabelecidos.

Publicidade
Compartilhe isso:
Fê Andrade

Fê Andrade

Meu nome é Fernanda Andrade. Sou graduada em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing pela ESPM, além de ter realizado diversos cursos nas áreas de Design, Webdesign e Marketing Digital com ênfase em SEO, Tráfego Pago, Copywriting e Social Media. Atuo no mercado de marketing desde a minha especialização, mas foi em 2016 que me aprofundei no Marketing Digital, descobrindo um universo de possibilidades. Criei este site com o objetivo de oferecer serviços de design, além de compartilhar o conhecimento adquirido ao longo desses anos como profissional de marketing, designer e afiliada de produtos físicos e digitais.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Oldest
O mais novo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários